Cecilia Consolo usa toda a sua experiência acumulada em mais de 30 anos como profissional competente na criação e gestão de marcas, com uma investigação cuidadosa e criativa sobre as origens e os aspectos simbólicos, estéticos e, acima de tudo, estratégicos do papel desses códigos expressivos em nossa sociedade. Desse cruzamento surge um material de trabalho, um suporte poderoso para quem tem nas mãos o enorme desafio de criar e acompanhar marcas fortes.
— FRED GELLI, Designer
Cecilia Consolo é doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo e sócia diretora do escritório Consolo & Cardinali Design, fundado em 1987, cuja atuação se concentra em criação, planejamento, gestão de marcas, comunicação estratégica e desenvolvimento de sistemas extensos de identidade corporativa.
Dirige também, desde 2006, o Lab Cognitivo, um escritório voltado à design research, fornecendo análises referentes à percepção sobre o imaginário das marcas e seus produtos. Os resultados das análises geram subsídios para os projetos de inovação e extensão de marcas com foco em serviços. Atua como designer, consultora, palestrante e ministra workshops para inovação como continuidade da promessa das marcas, e cursos in company.
Seu portfolio inclui marcas como Clube Pinheiros, Callebaut, Deca, Fiat, Faber-Castel, IBM, Valeo, Senac, entre outras.
Prefácio por Fred Gelli
Prólogo por Cecilia Consolo
Introdução
1. A expressão da marca e a expansão do seu significado
2. A construção das marcas: símbolos e logotipos
1. Os símbolos no código cultural
2. A herança da heráldica
3. A aplicação das 16 leis da heráldica para o design dos escudos e a comparação com o design de marcas contemporâneas
4. Metodologia aplicada para o design contemporâneo de símbolos e marcas
3. A sistematização da identidade visual
1. Origem e esgotamento dos manuais de identidade
2. Análise crítica
3. A estrutura do manual de identidade corporativa
4. Brand Books: um caminho aberto
5. GEM: O Guia de Expressão da Marca
1. A construção de um sistema de expressão
2. Modelo de gestão com acompanhamento sistêmico
Referências
Índice de imagens
Pós-graduação, cursos livres e in company. Palestras sobre inovação, design, estratégia e gestão.
O design como ferramenta para obtenção de soluções em beneficio da coletividade e o designer como agente da transformação.
Este é curso de capacitação que proporciona uma visão mais holística do design, tanto para designers como para não-designers. Para profissionais interessados em gerar novos negócios, criar novas marcas, como também para gestores que desejam oferecer, através de suas marcas, entregas mais relevantes, com impacto direto na qualidade de vida dos consumidores, na otimização de recursos, de tempo e investimentos. Estimula pensar estrategicamente para conceber, planejar, projetar e principalmente gerenciar um sistema extenso de marca e sua expressão.
Cada marca reúne um conjuntos de expressões e significados. A marca é a chave de acesso a todo um imaginário construído sobre a organização que ela representa. A criação e a implantação de um sistema de Identidade Corporativa não se limita somente a concepção dos aspectos visuais, sua pregnância está diretamente ligada ao desenvolvimento de um sistema de gestão que permita sua adaptação às mudanças de cenário e sua inserção nos mais variados meios e canais de comunicação.
Para quem quer ter argumentos contundentes e científicos para embasar seu projeto de identidade. Há centenas de séculos os arautos medievais desenvolveram uma série de princípios construtivos para um design eficaz de símbolos, que pode ser resgatado como metodologia de projeto.
Baixe gratuitamente ferramentas e partes dos meus livros bem como artigos acadêmicos.